Desenvolvimentos dos bebês
A esta altura da gestação o bebê está medindo aproximadamente 12 cm de comprimento e pesando algo em torno de 100 gramas.
Além da lanugem, o corpo do seu bebê também está coberto por uma substância gordurosa chamada vermix, que tem por finalidade proteger a pele do seu bebê.
A placenta, que tem por finalidade fornecer nutrientes e oxigênio para o seu bebê, e que também é responsável pela eliminação de resíduos, continua a se desenvolver. Nesse exato momento ela contém milhares de vasos sanguíneos que tem por objetivo transportar nutrientes do seu corpo para o corpo do bebê.
E como toda criança gosta de se destrair brincando, não será diferente com o seu bebê, que a essas horas já deve estar brincando com o cordal umbilical, segurando-o, agarrando-o e puxando-o com toda a sua forcinha, mas não se preocupe, pois ele não segura por muito tempo, por isso não há motivos para se preocupar e muito menos brigar com ele! Afinal não acontece nada que possa prejudica-lo.
Outras habilidades que o seu bebê está aperfeiçoando nesta semana incluem o reflexo de sucção e deglutição, que permitirão que o seu bebê alimente-se com maior facilidade.
Você:
É importante que você evite frenqüentar ambientes e situações muito estressantes, principalmente se for colocado muita pressão sobre você. O stress pode ter um impacto muito negativo sobre a gravidez e o parto. Além disso, existem muitos estudos que indicam que o stress durante a gravidez pode contribuir para comlicações durante a gestação, incluindo o trabalho do parto prematuro. Alguns estudos indicam que os níveis de stress elevado, especialmente nas semanas 18 e 20 da gestação, também podem resultar no aumento de um hormônio chamado CRH (Hormônio liberador de corticotropina), que tem sido associada ao parto prematuro. Esse hormônio pode fazer com que o seu corpo libere prostaglandinas, que podem resultar em contrações. Portanto, é muito importante que você se esforce para evitar o stress durante a sua gestação.Há casos em que apesar de você tentar evitar o stress você não consegue controlá-lo, ele simplesmente acontece. No entanto, existem muitas atividades que você pode fazer para amenizá-lo, como por exemplo Ioga ou meditação. Essas, são duas alternativas muito efetivas para evitar os níveis de stress durante a gestação. Se você nunca praticou ou sempre teve curiosidade sobre essas atividades, chegou a hora!
Nenhum comentário:
Postar um comentário