segunda-feira, 28 de novembro de 2011

12 Semanaas

O desenvolvimento do seu bebê

O seu bebê está crescendo em passos muito largos nesta semana. Na semana passada ele pesava cerca de 8 gramas, e nesta semana está pesando cerca de 14 gramas e mais de 5 cm de comprimento.
Até o momento, quase todos os órgãos do seu bebê estão formados. O seu coração começa a bombear vários litros de sangue através do seu corpo todos os dias.
Os dedos se separam e os cabelos do seu bebê começam a crescer, e os seus órgãos genitais começam a se desenvolver de acordo com o sexo do seu bebê.

Alterações no seu corpo

A partir dessa semana você pode começar a se sentir melhor, pois os sintomas como cansaço, náuseas e enjôo podem começar a diminuir a freqüência de ocorrências.
Nesta semana o volume de sangue também aumentou, e por causa disso, dores de cabeça e tonturas podem surgir, o que é muito comum nesta semana da sua gestação.
O seu útero também cresceu, assim como o seu bebê e sua barriga, e obviamente as suas roupas estão começando a ficar apertadas, o que vai render a você boas horas de compras no shopping. Boas compras!(aff, se eu pudesse...)

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

11 Semanas...

Do alto da cabeça até o bumbum, o feto tem 4 centímetros e o corpo todo formado, desde os dentes até as unhas do pé. Seu bebê leva uma vida agitada, dando chutes e se esticando; os movimentos são tão fluidos que parecem um balé aquático. 
Os dedos das mãos e dos pés já se separaram totalmente. A principal tarefa do feto, durante os próximos seis meses, é crescer e se fortalecer até ser capaz de sobreviver por conta própria fora do útero. 
Talvez o médico sugira que  faça o exame de translucência nucal, por ultra-som, para detectar sinais de problemas genéticos. Esse exame é feito entre a 11a. e a 14a. semana de gestação, e os resultados são avaliados em conjunto com os do ultra-som. 





segunda-feira, 14 de novembro de 2011

10 Semanas!



A montanha-russa da náusea está quase terminando, mas a de emoções (felicidade, tristeza, choro, chateação...; tudo nos últimos 30 segundos!) apenas aumenta. Ninguém entenderá por que a novela no "Vale a Pena Ver de Novo" faz você chorar. Por isso não perca tempo com explicações.
Os hormônios percorrem seu corpo e geram confusão em sua sanidade emocional; então, se prepare para passar os próximos meses trocando entre as extremidades de um pêndulo sentimental a outro. Se você estiver sentindo-se particularmente triste ou deprimida, fale com o seu médico, pois a depressão pré-natal é bastante comum.

Nesse período você começa a se sentir mais gorda e pouco atrativa. Todavia, não é bem assim, você está, aos poucos, transformando-se em grávida; e seu corpo toma formas mais arredondadas.

A gravidez é encarada por cada mulher de forma diferente, para umas é um momento de felicidade imensa e uma benção divina. Para outras, é uma situação com a qual terão de aprender a lidar, um desafio. As mudanças corporais fazem entrar em estado depressivo, contudo, esses sentimentos mudarão quando começar a pensar no feto que está carregando como um ser humano - hei, é uma nova pessoa surgindo! Para algumas gestantes, esse momento acontece imediatamente ao saber do resultado positivo da gravidez. Para outras, só é percebido quando conseguem ouvir os batimentos cardíacos do bebê, por volta da 12ª semana. E há as que precisam de mais evidências para se sentirem grávidas, surgindo sentem os primeiros movimentos do bebê dentro do útero, entre a 16ª e a 20ª semana.Até ao final da 10ª semana, seu bebé será diplomado de embrião para feto. Isso poder ser traduzido na frase: "Eu vou crescer e crescer e você de igual modo!"

Durante o período embrionário, ele era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das más-formações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajador saber que essa fase crítica já passou! Poucas são as más-formações congênitas ocorridas no período fetal. Mas lembre-se, drogas e outras exposições a remédios e radiação (Raio-X) podem danificar as células do feto a qualquer momento.
Outros destaques desta semana:
  • O seu mini girino se transformou em um, como posso dizer, bebê. Não é somente mais parecido com a forma humana, mas a sua "cauda" desapareceu e juntou-se à coluna vertebral;
  • Agora o seu bebê tem os dedos das mãos e dos pés bem definidos, isso explicará o fluxo permanente de socos e chutes;
  • O esqueleto dele está começando a crescer e a endurecer. As pálpebras já não são mais transparentes. Os dentes estão começando a se formar, apesar dele não ter qualquer dente até seis, sete, oito, nove ou dez meses após o nascimento.
  • O cérebro dele atingirá uma marca incrível de 25.000 novos neurônios a cada minuto desta semana. Embora você possa sentir como se estivesse perdendo tantos quantos ele está ganhando, podemos assegurar-lhe que não é permanente;
  • Se você estiver grávida de um menino, ele começou a produzir o hormônio testosterona.
  • Seja menino ou menina, os rins estão criando uma abundância de urina. Podemos chamá-la de Sortuda, pois não terá que trocar nenhuma fralda por mais 30 semanas.
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm, mais ou menos o tamanho de uma castanha do pará. À partir desta semana podemos mensurar com mais precisão quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o peso dele nesta semana vai estar em torno de 4 e 5 gramas.
  • Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Grávidas são contratadas para trabalhar?

EMPREGADA ADMITIDA GRÁVIDA, ESTANDO CIENTE O EMPREGADOR, TEM DIREITO A ESTABILIDADE.

 A contratação de gestante não poderá ser restringida, por se tratar de prática discriminatória. É proibido pela Lei 9.029/95 que o empregador exija teste, exame e/ou atestado médico de gravidez ou atestado de esterilização da futura empregada. Tais exigências configuram conduta criminosa.

Apesar das diversas garantias constitucionais conferidas às gestantes, como a estabilidade provisória no emprego, a situação no contrato de experiência é diferente. 

Caso a funcionária engravide durante o período de experiência, não terá direito à estabilidade citada acima, podendo ser demitida normalmente, com o término da sua vigência. No entanto, se não for demitida até a data do término do contrato de experiência, o contrato de trabalho estará prorrogado por prazo indeterminado e a mulher já possuirá estabilidade, ainda que tenha ficado grávida antes de ser contratada ou durante o prazo de experiência.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Escolhendo Nomes

Hoje logo de manhã cedo, já me perguntaram se eu tinha escolhido nome para meu bebê. Eu até já tinha escolhido, mas sempre fica aquela dúvida e decidi dar mais uma olhadinha aqui na net.
Então ai vai alguns nomes que escolhi e o significado deles
Meninos:
Gabriel( homem de Deus)
Arthur (generoso)
Lucas( luminoso, brilhante)
Felipe (amigo)
Vinícius (voz agradável)
Pedro Lucas ( rochedo)
Lucas Gabriel ( Luminoso, Deus enviou)
Enzo Gabriel (poder)

Meninas:
Mariana (junção de Maria e Ana)
Letícia (alegria)
Bárbara (estrangeira)
Sophie (variante de Sofia =  sábia)
Agatha (bondosa)
Daphine (Deusa da Mitologia)
Marina (Vem do Mar)
Betina (sensibilidade, simpatia)

São estes, e agora? me confundi mais ainda..hehe, ainda bem que tenho 7 meses ainda para escolher, e tenho certeza que vou mudar muito ainda!!

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Diabetes Gestacional

Resolvi falar um pouquinho sobre a Diabetes na Gestação, pois minha glicose esta super alta, e preciso parar de comer doce, antes que desenvolva a Diabetes.
Então ai vai:

Cuidados com a mãe e o bebê devem ser redobrados
Apesar do diabetes gestacional ser considerado uma situação de gravidez de alto risco, os cuidados médicos e o envolvimento da gestante possibilitam que a gestação corra tranqüilamente e que os bebês nasçam no momento adequado e em boas condições de saúde.
Na gravidez, duas situações envolvendo o diabetes podem acontecer: a mulher que já tinha diabetes e engravida ou o aparecimento do diabetes gestacional em mulheres que antes não apresentavam a doença. "O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é diagnosticada, pela primeira vez, durante a gravidez. Pode atingir até 7% das grávidas, mas não impede uma gestação tranqüila, quando é diagnosticado precocemente e recebe acompanhamento médico, durante a gestação e após o nascimento do bebê", explica a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen, Centro Integrado de Terapia Nutricional.
Várias são as mudanças metabólicas e hormonais que ocorrem na gestação. Uma delas é o aumento da produção de hormônios, principalmente o hormônio lactogênio placentário, que pode prejudicar - ou até mesmo bloquear - a ação da insulina materna. Para a maioria das gestantes isso não chega a ser um problema, pois o próprio corpo compensa o desequilíbrio, aumentando a fabricação de insulina. Entretanto, nem todas as mulheres reagem desta maneira e algumas delas desenvolvem as elevações glicêmicas características do diabetes gestacional. Por isso, é tão importante detectar o distúrbio, o mais cedo possível, para preservar a saúde da mãe e do bebê. "O tratamento do diabetes gestacional tem por objetivo diminuir a taxa de macrossomia – os grandes bebês filhos de mães diabéticas – evitar a queda do açúcar do sangue do bebê ao nascer e diminuir a incidência da cesareana”, explica a médica. Para a mãe, além de aumento do risco de cesareana, o diabetes gestacional pode estar associado à toxemia, uma condição da gravidez que provoca pressão alta e geralmente pode ser detectado pelo aparecimento de um inocente inchaço das pernas, mas que pode evoluir para a eclâmpsia, com elevado risco de mortalidade materno-fetal e parto prematuro.
Diante de tantos riscos potenciais, é essencial que as futuras mamães façam exames para checar a taxa de açúcar no sangue durante o pré-natal. "As grávidas devem fazer o rastreamento do diabetes entre a 24ª e a 28ª semana de gestação", diz a endocrinologista. Mulheres que integram o grupo de risco do diabetes devem fazer o teste de tolerância glicêmica, antes, a partir da 12ª semana de gestação. "Os exames são fundamentais para um diagnóstico preciso, porque os sintomas da doença não ficam muito claros durante a gravidez. Muitos sintomas se confundem com os da própria gestação, como vontade de urinar a todo momento, sensação de fraqueza e mais apetite", recomenda Ellen Paiva.
Controle da doença
Após o parto, geralmente o diabetes desaparece, mas essas pacientes têm grande risco de sofrerem o mesmo transtorno em gestações futuras e 20-40% de chance de se tornarem definitivamente diabéticas nos próximos 10 anos. "Além das complicações no pós-parto imediato, estudos demonstraram que os fetos macrossômicos têm risco aumentado de desenvolverem obesidade e diabetes durante a adolescência, por isso, os cuidados com a alimentação prosseguem após o parto, para mãe e filho", recomenda Ellen Paiva.

E ai, Será que faço?Ai, que curiosaaa!!!

Análise ao sangue permite saber sexo do bebé à 8.ª semana de gestação

Para os pais querem saber o sexo do seu bebé antes do parto e não aguentam a curiosidade, já não têm de esperar até às 15 semanas para o saber. Com apenas oito de gestação e uma simples análise ao sangue já é possível saber qual a cor a dominar o enxoval: o azul ou o cor-de-rosa.

O procedimento baseia-se numa amostra de sangue da mãe, a partir da oitava semana de gestação, para proceder a uma análise do ADN fetal livre do plasma sanguíneo materno.

Uma vez analisado, procura-se no ADN a presença do gene SRY - «cromossoma sex region Y» - responsável pelo sexo masculino. Se este for detectado, estamos então perante um rapaz. Se este estiver ausente é porque se trata de uma menina.

O teste está disponível em Portugal e é comercializado pela empresa GeneLab. Custa cerca de 100 euros e os riscos, apesar de existirem, são reduzidos.

O sistema mais comum da actualidade para determinar o sexo dos bebés é através das tradicionais ecografias. Com sorte, e dependendo da posição do feto no momento da captação das imagens, poderá determinar-se o sexo a partir das 14 ou 15 semanas de gestação, embora em alguns casos seja necessário esperar até às 20.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

9 Semanas de Gestação

Ele agora mede 30 milímetros - está quase do tamanho de uma azeitona. Suas pequenas articulações (ombros, cotovelos, joelhos e pulsos) estão funcionando e permitem que ele se movimente dentro da bolsa de água. As pequeninas pálpebras se fecham, fazendo que os olhos amadureçam o suficiente para ele enxergar o mundo. O cérebro cresce enormemente: 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão complexo. Protegido pelo líquido amniótico, seu futuro bebê percebe a respiração e os batimentos cardíacos - os sons emitidos por você se tornam cada vez mais audíveis.
Nossa, o cansaço é muito, tenho sono pelo menos umas 20 horas por dia, em compensação as cólicas quase não existem mais, e os enjoos já não estão tão fortes.