segunda-feira, 14 de novembro de 2011

10 Semanas!



A montanha-russa da náusea está quase terminando, mas a de emoções (felicidade, tristeza, choro, chateação...; tudo nos últimos 30 segundos!) apenas aumenta. Ninguém entenderá por que a novela no "Vale a Pena Ver de Novo" faz você chorar. Por isso não perca tempo com explicações.
Os hormônios percorrem seu corpo e geram confusão em sua sanidade emocional; então, se prepare para passar os próximos meses trocando entre as extremidades de um pêndulo sentimental a outro. Se você estiver sentindo-se particularmente triste ou deprimida, fale com o seu médico, pois a depressão pré-natal é bastante comum.

Nesse período você começa a se sentir mais gorda e pouco atrativa. Todavia, não é bem assim, você está, aos poucos, transformando-se em grávida; e seu corpo toma formas mais arredondadas.

A gravidez é encarada por cada mulher de forma diferente, para umas é um momento de felicidade imensa e uma benção divina. Para outras, é uma situação com a qual terão de aprender a lidar, um desafio. As mudanças corporais fazem entrar em estado depressivo, contudo, esses sentimentos mudarão quando começar a pensar no feto que está carregando como um ser humano - hei, é uma nova pessoa surgindo! Para algumas gestantes, esse momento acontece imediatamente ao saber do resultado positivo da gravidez. Para outras, só é percebido quando conseguem ouvir os batimentos cardíacos do bebê, por volta da 12ª semana. E há as que precisam de mais evidências para se sentirem grávidas, surgindo sentem os primeiros movimentos do bebê dentro do útero, entre a 16ª e a 20ª semana.Até ao final da 10ª semana, seu bebé será diplomado de embrião para feto. Isso poder ser traduzido na frase: "Eu vou crescer e crescer e você de igual modo!"

Durante o período embrionário, ele era extremamente sensível ao seu ambiente e o mínimo de descuido podia prejudicar o seu desenvolvimento. A grande maioria das más-formações congênitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajador saber que essa fase crítica já passou! Poucas são as más-formações congênitas ocorridas no período fetal. Mas lembre-se, drogas e outras exposições a remédios e radiação (Raio-X) podem danificar as células do feto a qualquer momento.
Outros destaques desta semana:
  • O seu mini girino se transformou em um, como posso dizer, bebê. Não é somente mais parecido com a forma humana, mas a sua "cauda" desapareceu e juntou-se à coluna vertebral;
  • Agora o seu bebê tem os dedos das mãos e dos pés bem definidos, isso explicará o fluxo permanente de socos e chutes;
  • O esqueleto dele está começando a crescer e a endurecer. As pálpebras já não são mais transparentes. Os dentes estão começando a se formar, apesar dele não ter qualquer dente até seis, sete, oito, nove ou dez meses após o nascimento.
  • O cérebro dele atingirá uma marca incrível de 25.000 novos neurônios a cada minuto desta semana. Embora você possa sentir como se estivesse perdendo tantos quantos ele está ganhando, podemos assegurar-lhe que não é permanente;
  • Se você estiver grávida de um menino, ele começou a produzir o hormônio testosterona.
  • Seja menino ou menina, os rins estão criando uma abundância de urina. Podemos chamá-la de Sortuda, pois não terá que trocar nenhuma fralda por mais 30 semanas.
  • A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve variar entre 31 e 42mm, mais ou menos o tamanho de uma castanha do pará. À partir desta semana podemos mensurar com mais precisão quanto o bebê está pesando. Antes, o seu peso era muito pouco para se levar em consideração a variação semanal. E o peso dele nesta semana vai estar em torno de 4 e 5 gramas.
  • Através da ultra-sonografia já é possível medir a translucência nucal que pode afastar o diagnóstico de Síndrome de Down.

Nenhum comentário:

Postar um comentário